30 / 04 / 2025 - 08h57
Blogueira Ana Azevedo é presa durante operação do Draco em Teresina

A blogueira Ana Azevedo foi presa na manhã desta quarta-feira (30/04), suspeita de integrar uma facção criminosa com atuação em Teresina. A ação se deu durante a Operação DRACO 210: Faixa Rosa. Ela estava em uma residência, onde, no local, um homem também foi preso e foi apreendida uma arma de fogo.

A operação tem como objetivo dar cumprimento a 34 mandados judiciais, sendo 15 mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão domiciliar. O balanço inicial da operação é de 10 mulheres e quatro homens presos, além de arma apreendida, celulares e notebook.

Sobre a blogueira Ana Azevedo, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, disse que ela é uma influenciadora do mal e que não irá admitir que essas facções criminosas influencie a mente e o coração dos jovens.

"Ela é um dos alvos, mas ela é uma influenciadora do mal, e nós não vamos admitir que essas facções criminosas, influencie a mente e o coração dos nossos jovens. Além da prisão dela, o companheiro dela também foi preso e ainda encontramos uma arma de fogo na casa.

No caminho até a viatura policial, Ana foi questionada por diversas vezes, pelos jornalistas, sobre sua participação em determinada facção, ela permaneceu a maioria do tempo calada, mas, em determinado momento, disse, em poucas palavras, que logo "estará na pista novamente".

"Já, já eu estou na pista, meus amores, para todos os meus seguidores, um beijão. Me mandem força nos comentários", disse.

FUNÇÃO DA ANA AZEVEDO NA FACÇÃO

Em entrevista, o delegado Charles Pessoa falou sobre o papel da blogueira Ana Azevedo dentro da célula da facção Bonde dos 40. Ele afirmou que Ana participava de atos do tribunal do crime, mas, que a sua principal função, era disseminar a ideologia da facção nas redes sociais.

"A blogueira, além de integrar a facção criminosa, ela participava de atos do tribunal do crime, mas o principal papel dela era utilizar as redes sociais, orientada pela própria célula do Bonde dos 40, para disseminar essa ideologia da facção e agora, ela vai buscar seguidores na cadeia", disse Charles.

MAIS DADOS DA OPERAÇÃO

As ações ocorreram nos bairros Todos os Santos (Residencial Pedro Balzi), Santo Antônio (Invasão Dagmar Mazza), Monte Castelo, Dirceu II, Lourival Parente, Areias (Loteamento Primavera), Parque Jacinta, Samapi, bem como nas cidades de Timon-MA, Demerval Lobão-PI e Nazária-PI. Todos os mandados foram expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina, tendo como alvos 15 mulheres apontadas como integrantes da organização criminosa.

INVESTIGAÇÕES

As medidas são fruto de desdobramentos investigativos oriundos da Operação DRACO 198, deflagrada em março deste ano, que culminou na apreensão de um aparelho celular vinculado a A. da S. M., tia de um dos líderes da organização e integrante ativa do núcleo feminino. A análise pericial do dispositivo revelou elementos contundentes que evidenciam uma estrutura hierarquizada dentro da organização, incluindo um grupo de WhatsApp intitulado "A LUTA NÃO PARA", no qual foram identificadas mensagens, cadastros, estatutos e ordens internas relacionadas à atuação das investigadas.

As alvos da operação desempenhavam funções diversas e relevantes na engrenagem da organização criminosa, tais como: disseminação de ordens hierárquicas, aplicação de disciplina interna, recrutamento, arrecadação de valores ilícitos e organização logística de atividades delitivas, especialmente no tráfico de entorpecentes e no suporte a ações violentas. A análise do conteúdo extraído também confirmou o uso de linguagem codificada, símbolos da organização e a existência de um estatuto interno com normas e sanções disciplinares, caracterizando o modus operandi típico de organizações estruturadas.

Fonte: meionews.com

 



01 de Maio de 2025 23h:02
Publicidade
Publicidade