O HEMOPI – Centro de Hematologia e Hemoterapia Do Piauí, promoverá a campanha “DOE SANGUE. DOE VIDA” no Complexo de Atendimento Médico Municipal (SAMDU), na próxima sexta – feira, dia 21, das 8h às 16h.
No período de férias, o estoque diminui e a demanda cresce. Por isso, “DOE SANGUE, DOE VIDA” é mais uma das atitudes tomadas pelo HEMOPI para motivar e mobilizar as pessoas e assim, salvar vidas. Na mesma data, serão realizados cadastros para possíveis doadores de medula óssea.
De acordo com Susanne Rocha, supervisora em capitação de doadores do HEMOPI, a porcentagem do Brasil no que diz respeito à doação de sangue é de aproximadamente 3%. “Porém, quando levamos em consideração o estado do Piauí, a taxa é de apenas 1,8%”, explicou.
Para ser doador é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde, ter entre 16(com consentimento do responsável) e 69 anos, pesar acima de 50kg e apresentar documento com foto válido em todo território nacional. Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
Redação Fato