27 / 09 / 2023 - 10h08
BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: Audiência Pública que debateria possível fim da previdência municipal é adiada

A prefeitura de Boqueirão do Piauí e a Câmara Municipal discutiriam hoje (27.09) a possível extinção da previdência própria do município. A audiência estava marcada para às 9h desta quarta (27.09), mas acabou adiada pois os servidores não foram chamados para o debate.

O Portal Fato entrevistou o presidente do Sindicato dos Professores, professor Valdeck. “Quando esse fundo de previdência foi criado em 2014, na época o prefeito tinha maioria na Câmara, foi aprovado sem discussão com os servidores. Foi aprovado por maioria simples. A gente era contra porque entende que o município do tamanho de Boqueirão não tem como manter um fundo de previdência, a exemplo de Nazaré; não tem saúde financeira. Além disso, também houve desvios, né? Hoje o Fundo de Previdência tem cerca de R$ 2 milhões de reais em parcelamentos”, declara.

Valdeck ainda afirma que a categoria está temerosa sobre o que pode acontecer com os que já recebem ou que estavam prestes a receber a aposentadoria da previdência municipal.  “Nós como servidores estamos preocupados, pois já temos muitos professores aposentados que são beneficiários do Fundo de Previdência e tem outros que já estão preenchendo os requisitos para a aposentadoria. E agora estamos em dúvidas; como é que vai ser feito? Se o fundo vai ser extinto, a quem os que estão prestes a aposentar vão pedir aposentadoria?”, conclui.

Em contato também com a prefeita Genir Ferreira, questionada sobre como ficaria a situação dos contribuintes, ela confirmou a informação e dispara: “Mas é óbvio, vão voltar para o regime geral”, declarou.

Indagada sobre as razões que podem levar ao fim da previdência municipal, nossa equipe não obteve resposta.

 



20 de Maio de 2024 09h:08
Publicidade