23 / 04 / 2024 - 18h41
Alunos do CETI Raimundinho Andrade estão classificados para a final do SEDUCKATHON! Conheça!

Na foto, os alunos classificados Antônio Artur (17 anos), Kawan Moraes (16 anos), Ewerton Silva Monteiro (17 anos), Álvaro Ricardo Ferreira (18 anos) e Eduardo Rodrigues (17 anos).

Cinco alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Raimundinho Andrade, de Campo Maior, estão classificados para a grande final do 1º Seduckathon da Secretaria de Educação do Estado (PI). Sob orientação do professor Olímpio II, os jovens estudantes da 2ª série do Ensino Médio estão desenvolvendo um projeto na área de programação de sistemas com vistas à solução de problemas de seu cotidiano escolar. Os vencedores irão ganhar um intercâmbio em instituições de referência na área nos Estados Unidos (Massachusetts) e Coreia do Sul (Seul).

Olímpio, professor de Desenvolvimento de Sistemas, explica que a escola incentivou os alunos a se inscreverem e os times representantes foram escolhidos a partir de uma prova objetiva e, em seguida, os classificados elaboraram seus projetos. Os adolescentes campo-maiorenses, por sua vez, desenvolveram um projeto voltado à segurança escolar intitulado “Seduc Guard: Propondo Melhorias na Segurança Escolar Através de Uma Plataforma Web”.

“Esse projeto visa propor melhorias de segurança nas escolas públicas. Como vamos fazer isso? Por meio de um aplicativo de denúncias. O aluno poderá chegar lá e fazer uma denúncia sobre vandalismo, bullying, agressão verbal ou não, por exemplo, e os gestores poderão acompanhar isso de perto”, esclarece o docente.

Na foto, alunos apresentam a escrita do sistema ao professor Olímpio

Ainda conforme Olímpio, desde fevereiro os alunos estão sendo preparados e instruídos sobre a linguagem de programação necessária para desenvolver o aplicativo, e, embora o tempo hábil seja curto, os alunos têm se dedicado a finco.

Os discentes, empolgados com a possibilidade do intercâmbio, destacam que sonham em conhecer os EUA e comentam sobre a experiência da competição: “Foi muito gratificante e a gente sempre teve um esforço a mais nesta etapa final que é para buscar o intercâmbio”, comenta Kawan. Ainda sobre isso, Antônio Artur reforça: “É um momento muito especial pra nós alunos, claro. A gente só tem a agradecer à Seduc que tá proporcionando essa experiência pra gente e se a gente for pra lá (pro exterior), que eu espero que a gente consiga isso, vamos aproveitar muito”.

Os cinco alunos e o professor viajam amanhã (23.04) à capital Teresina para a grande final que vai até sexta-feira, dia 26, quando irão apresentar o projeto junto com as outras nove escolas classificadas no Centro de Convenções. Até chegarem à final, os jovens do CETI Raimundinho Andrade concorreram com 1500 alunos da rede pública.

As outras escolas classificadas são:

  • Liceu Parnaibano (Parnaíba);
  • CETI Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX);
  • CETI Maria da Conceição Salomé (Teresina);
  • CETI Augustinho Brandão (Cocal dos Alves);
  • CETI Paulistana (Paulistana);
  • CETI Raimundo Pessoa;
  • CETI Paulo Freire (Guaribas);
  • CEEP Pref. João Mendes O. De Maio;
  • CETI Conselheiro Saraiva (Batalha do Piauí).

 



03 de Maio de 2024 17h:23
Publicidade