05 / 08 / 2015 - 09h46
Oficinas Lusófonas abrem inscrições dia 15 de agosto

O FestLuso começa o processo de agendamento às oficinas artísticas que serão oferecidas à comunidade, a partir do dia 20 de agosto. O Festival de Teatro Lusófono, para os espetáculos acontecerá no período de 24 a 30 de agosto, quatro dias após o início das oficinas. As montagens poderão ser vistos no Theatro 4 de Setembro; Teatro do Boi; Teatro Estação, Praça Pedro II (Teatro de Rua) e em Timon, no Maranhão.

Sobre as oficinas, serão oferecidas, no Programa Formativo (Oficinas e Palestras), cinco ações. As inscrições iniciam dia 15 de agosto e podem ser feitas através dos emails, programaformativo0@gmail.com.brgharemteatro@gmail.com.

 

Oficina Teatro de Rua - Práticas de rua. Performances, intervenções e pensamentos.   Formas de habitar a cidade.

de 20 a 24/08 – (Quarta feira a Sábado) - 09h - 12h

Ministrante: Vanéssia Gomes - Grupo Caretas de Teatro de Rua - CE/Brasil

Local: Escola Técnica Estadual de Teatro José Gomes Campos

Nº de Participantes: 25 vagas

A Oficina é baseada nas ideias da cidade como dramaturgia e do teatro de invasão. O processo de criação combinado com as práticas de formação e investigação na rua. Uma leitura da dramaturgia da cidade. Tomaremos a cidade como um texto que é lido de forma simultânea pelos criadores da cena e pelos espectadores da performance teatral.

 

Oficina Teatro Documentário: nem tudo é ficção

25 a 28/08 – (Terça feira a Sexta) - 09h – 12h

Ministrante: Luiz Antonio Sena Junior – A Outra Cia. de Teatro – BA/Brasil

Local: Theatro 4 de Setembro (Sala de Oficinas)

Nº de Participantes: 25 vagasCom base nos princípios de viewpoints, técnicas de improvisação e estratégias de interação com o público, esta oficina trabalhará a criação de cenas onde o universo real e o campo ficcional são tensionados em planos e tempos tendo seu limite borrado.

A partir de uma estrutura de jogo onde participantes dialogam com objetos e desenhos expostos na sala (mala - depoimento em terceira pessoa, porta - confissão sem palavras, janela - o ponto de vista sobre a história de terceiros, interrogação - indagações sobre si, cruz – histórias enterradas, banco – a trilha sonora que suspende o tempo), são compartilhadas histórias, genuinamente biográficas. Diante disto, o material passa a ser editado (excluindo, inserindo, mesclando e transformando trechos), misturando e ficcionando as narrativas, onde o limite entre a verdade e a mentira é dissolvido. Para tanto, no primeiro momento, as funções de atuação, dramaturgia e direção são diluídas, para em seguida se reestabelecerem durante a edição, evocando, assim, uma cena coletiva e colaborativa, que aponta uma interpretação mais apropriada do discurso exposto em cena, apostando nas escolhas criativas feitas pelos próprios participantes.

O objetivo é explorar o repertório pessoal de cada participante no tocante ao seu corpo, história, temas de interesse e atritar esse “campo simbólico” com campos ficcionais que serão propostos, tanto pelo oficineiro, quanto pelos próprios participantes. Discutir e experimentar ferramentas de construção dramatúrgica e estratégias de potencialização do trabalho de interpretação. Experimentar uma cena que borra os limites da verdade, documentando fatos reais (pessoais ou coletivos).

E o público alvo, atores, dançarinos e interessados na área de composição cênica e construção colaborativa de dramaturgia.

Oficina Voz em Gil Vicente

25 a 28/09 – (Terça feira a Sexta) 14h – 18h

Ministrante: Daniela Pêgo - Teatro Art’Imagem - Porto/Portugal

Local: Theatro 4 de Setembro (Sala Oficina  Procópio Ferreira)

Nº de Participantes: 25 vagas

Duração - 16 horas (4 por dia, 4 dias)

Programa: Neste workshop propomos uma viagem ao mundo de Gil Vicente, através de diferentes jogos teatrais aplicados à linguagem Vicentina. Faremos uma breve abordagem à técnica vocal usando exercícios de articulação,dicção e projecção.

Projetos Vozes da Terra – “As Marionetas Asiáticas – Raízes Culturais”- 

26/08 – (Quarta feira)

Horário: 10h

Palestra com Elisa Vilaça – Curadora do Museu de Marionetas de Macau - (em fase de implementação), sob a tutela da Casa de Portugal em Macau.

Local: Sala Torquato Neto

Nº de Participantes: 70 vagas

O Teatro de Marionetas da Escola de Artes e Ofícios da Casa de Portugal em Macau, afirma-se como uma estrutura que se baseia numa linguagem artística, teatral e fundamentalmente pedagógica.

Elisa Vilaça diretora artística do grupo, tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos 20 anos um trabalho de pesquisa  histórica, social e cultural  em torno das marionetas no mundo, tentando aliar a tradição e a modernidade. Considerando a marioneta, hoje mais do que nunca, uma ferramenta pedagógica fundamental no ensino, esta tem sido explorada nas várias áreas disciplinares de uma forma transversal.

Para uma melhor divulgação desta arte milenar e compreensão de um conjunto de grandes/pequenas diferenças que distinguem as marionetas entre si, com uma história e identidade própria,  Elisa Vilaça tem vindo a colecionar marionetas de todo o mundo, que pretende, a curto prazo, poder mostrar em Macau de uma forma permanente, através do futuro Museu de Marionetas de Macau. Com um espólio de cerca de 600 marionetas, nos últimos dois anos estas têm sido expostas com alguma regularidade em diferentes locais, sempre acompanhadas de visitas guiadas, dirigidas essencialmente à população escolar. 

A Grande Festa

30/08 – (Domingo)

Às 23h30

No Espaço Cultural Trilhos

Em estreia mundial "A Grande Festa" é uma co-produção entre o FestLuso e o Teatro Extremo de Almada, Portugal.
Uma performance multidisciplinar dirigida pelo diretor artístico do Teatro Extremo, Fernando Jorge Lopes, que conta com a participação de artistas Piauienses de várias disciplinas artísticas e promete oferecer, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma visão em fragmentos lúcidos e lúdicos do mundo contemporâneo. 

Ficha técnica:

Direcção: Fernando Jorge Lopes

Produção Executiva: Flávia Letícia

DJ: Marcio Brytho

Artistas: Avelar Amorim; Nayara Fabricia; Kaio Rodrigues; Eduardo Chaves + Giselly Christine

Serviço:

Oficinas Lusófonas

- 05 ações -

de 20 a 30 de agosto

Inscrições: programaformativo0@gmail.com.brgharemteatro@gmail.com.

Informações: 86 99975 8155/ 86 999467710/ 86 994062842 

 



05 de Julho de 2025 16h:46
Publicidade
Publicidade