Fundado em 1934, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes surgiu a partir de uma seção do Arquivo Público e possui acervo diversificado que compreende desde o período pré-histórico ao contemporâneo. O museu está passando por uma completa reforma que contempla melhorias na estrutura física e um novo projeto museográfico. O casarão situado no centro de Teresina ganhará novas salas, além de pinacoteca (galeria de pinturas) e recursos didáticos que auxiliarão no ensino-aprendizagem.
A pinacoteca será implementada com acervo já existente e também aquisição de novas telas. O projeto contempla uma nova disposição das salas do Museu do Piauí, com o devido suporte, adequação e iluminação. “O museu tinha algumas salas dedicadas a exposições de artes, mas eram amostras que não tinham o devido suporte. Nós vamos montar uma pinacoteca com vários seguimentos na área das artes plásticas”, comenta o arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Vasconcelos.
O Museu do Piauí tem previsão de entregue para a segunda quinzena de janeiro. O espaço está passando por reforma elétrica, hidráulica e climatização, que visa maior interação e conforto aos visitantes. Desde 1980 o local não sofria uma intervenção como essa.