A Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora de Nazaré, realizou na tarde do dia 11 de abril a I feira da promoção da saúde de Nossa Senhora de Nazaré em alusão ao dia mundial da saúde, contando com apoio para que o evento fosse executado da prefeitura municipal, sob gestão do prefeito Luizinho Cardoso, e parcerias da secretaria de assistência social, educação e transporte.
O tema depressão foi apresentado pela psicóloga do Caps, que conseguiu sensibilizar o público e demonstrar a importância da quebra de tabus sobre a doença na sociedade, e ampliada essa importância com a realização de uma dança com grupo de adolescentes. Na feira, estavam expostas mesas temáticas com profissionais que repassaram informações de importância para promoção da qualidade de vida da comunidade, a exemplo de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, combate ao mosquito Aedes aegypti, saúde bucal, atualização de vacinas nos diferentes públicos.
Foi inovadora a experiência com a realização de algumas práticas integrativas e complementares do sus, como a realização de técnicas de relaxamento que tem uma relação estreita com o tema abordado, com a terapeuta Raquel Bandeira. Capoeira, e atividades lúdicas com rodas de leituras para o acolhimento das crianças que interagiram bem nas atividades também aconteceram. Os alimentos arrecadados no evento serão repassados às famílias nesta quarta-feira.
A equipe gestora da secretaria de saúde espera ter contribuído com a comunidade na disseminação das informações no cuidado com a saúde. Agradece a presença do público: usuários representantes da comunidade, escolas, e poder público, destacando que a intersetorialidade, principio do sus, é fundamental para o desenvolvimento de ações efetivas. A secretaria de saúde parabeniza a todos que participaram e colaboraram e em nome de Maria da Conceição e Coordenadora da APS Elis Regina, agradece aos profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde, V Regional de saúde, diretoria da escola José de Ribamar Lopes e a equipe gestora: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, imunização, saúde bucal.
Fonte: Portaldeolho