21 / 03 / 2019 - as 12:29

Objetivo é um trânsito mais seguro, com menos acidentes, mortes e ocorrências na área da saúde.

As blitzen da Lei Seca devem ser intensificadas e realizadas com mais regularidade no estado do Piauí para dar mais segurança ao trânsito, foi o que ficou acertado em reunião entre o governador Wellington Dias, o diretor do Departamento de Trânsito (Detran), Arão Lobão; o comandante da Polícia Militar, Lindomar Castilho; e o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, nessa quarta-feira (20), no Palácio de Karnak.

De acordo com Wellington, o Estado do Piauí vem trabalhando um programa que tem por objetivo a redução de acidentes provocados por pessoas que bebem e vão dirigir/pilotar. A meta é alcançar melhores resultados em 2019. “Em 2018 tivemos um resultado bastante positivo, o número de acidentes que geraram “sequelados” caiu 22%, e isso é muito positivo. O Piauí se destacou, o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar e o Piauí em 5% lugar em redução de acidentes. Enquanto alguns estados tiveram aumento, nós tivemos redução”, comemorou o chefe do executivo, destacando a importância do trabalho conjunto das campanhas educativas e das blitzen.

“Em 2019, queremos que essas estatísticas caiam mais ainda. Fazemos as campanhas educativas para criar um ambiente para que se torne natural, assim como é habitual as pessoas usarem o cinto de segurança, para que elas saibam que é um crime dirigir alcoolizado. Quando isso acontece, você coloca em risco a sua vida e a vida das outras pessoas. Por essa razão, nós temos a campanha educativa, todo um trabalho de notificação e temos também asblitzen, que podem multar e prender, nos casos mais graves, para garantir a segurança das pessoas que vivem no Piauí”, destacou Wellington.

Um estudo de 2018 do Observatório de Segurança Viária mostrou que só há eficácia da Lei Seca nos estados que realizam o maior número de blitzen de fiscalização. Os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta, com 1,35 milhão de óbitos por ano, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em seu relatório mundial sobre segurança nas estradas, a OMS afirma ainda que os acidentes de trânsito são, atualmente, a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos.

O diretor do Detran, Arão Lobão, destaca que no relatório da Líder Seguradora, do seguro DPVAT, demonstra uma redução de 5% nas indenizações por morte e de 22% nas indenizações por invalidez permanente, no Piauí. “É uma redução significativa, mostra o resultado do nosso trabalho para dar mais segurança ao nosso trânsito, buscando maior regularidade nas fiscalizações para um trânsito mais seguro, com menos acidentes, menos ocorrências na área da saúde”, comentou o gestor.


21 / 03 / 2019 - as 12:08

Mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Procurada pela G1, a defesa do ex-presidente não atendeu.

Por Arthur Guimarães, Paulo Renato Soares e Marco Antônio Martins, TV Globo e G1 Rio

O ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo na manhã desta quinta-feira (21) pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. Os agentes ainda tentam cumprir mandados contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia e mais seis pessoas, entre elas empresários.

Preso, Temer será levado para o Aeroporto de Guarulhos, onde vai embarcar em um voo e será levado ao Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal. O ex-presidente deve fazer exame de corpo de delito no IML em um local reservado e não deve ser levado à sede da PF de São Paulo, na Lapa.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro.

Desde quarta-feira (20), a PF tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.

O G1 ligou para a defesa de Temer, mas até a última atualização desta reportagem os advogados não haviam atendido a ligação. O G1 falou às 11h40 com o advogado Rafael Garcia, que defende Moreira Franco em um dos inquéritos contra ele no STF, mas ele disse que não estava autorizado a falar e orientou a procurar o advogado Antônio Pitombo. A reportagem ligou para o escritório de Pitombo, mas não conseguiu falar com ele.

Inquéritos contra Temer

Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. O caso, que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Além deste inquérito, o ex-presidente Michel Temer responde a nove inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Os inquéritos foram enviados à primeira instância.

Michel Temer (MDB) foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e ficou até o final do mandato, encerrado em dezembro do ano passado.

Eleito vice-presidente na chapa de Dilma duas vezes consecutivas, Temer chegou a ser o coordenador político da presidente, mas os dois se distanciaram logo no começo do segundo mandato.

Formado em direito, Temer começou a carreira pública nos anos 1960, quando assumiu cargos no governo estadual de São Paulo. Ao final da ditadura, na década de 1980, foi deputado constituinte e, alguns anos depois, foi eleito deputado federal quatro vezes seguidas. Chegou a ser presidente do PMDB por 15 anos.

Fonte: G1


21 / 03 / 2019 - as 11:33

A celebração da primeira Missa da Misericórdia, celebrada pelo Padre Nilton Pereira, na Igreja São Cristóvão, foi acompanhada por uma multidão de fiéis. O rito era tradicional da Igreja da Primavera, na zona Norte, e agora está de casa nova no Bairro Morada do Sol, na Zona Leste.  

A missa teve adesão de novos participantes e contou com a presença do público anterior, que acompanha há anos a celebração. A Praça da Igreja de São Cristóvão ficou pequena. Pelo menos seis mil pessoas passaram pelo local em nome da Fé.

A dentista Maria da Conceição conta que participa desde os primeiros anos na Igreja Santíssima Trindade, na Primavera, e diz que só tem a agradecer pelas graças alcançadas, em especial pela cura do câncer. 

“Desde 2009, quando eu tive o primeiro câncer, o segundo em 2013, e o terceiro em 2014, e hoje estou curada pela misericórdia de Deus”, disse Maria da Conceição. 

Depois de realizar a Missa da Misericórdia ao longo de nove anos na Primavera, padre Nilton ganhou a admiração de muitos fiéis, que iam de todos os bairros da capital para participarem da celebração toda quarta-feira. 

Quando foi anunciada a saída do sacerdote da Zona Norte, muitas pessoas ficaram insatisfeitas. Mas, quem mora nas proximidades da nova paroquia do padre, agora, é só felicidade por ter a missa perto de casa.

Padre Nilton reforçou em entrevista que vai aonde a Igreja mandar. “O sentimento e a sensação é que o povo vai aonde o Senhor vai. A fidelidade do povo à Misericórdia de Deus. As coisas de Deus vão permanecer para sempre. Estou muito feliz e alegre porque as pessoas estão buscando Deus. É uma alegria para toda a Igreja. Os povos estão com olhos fixos na Misericórdia”, disse emocionado com a multidão.

Fonte: Portal cidadeverde.com


21 / 03 / 2019 - as 11:24

Na tarde desta terça-feira, dia 19/03, ocorreu no Auditório Germayrom Brito a Cerimônia do Jaleco envolvendo os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física. O evento teve a participação de acadêmicos e homenageados, assim como, professores, coordenadores e direção geral.

Momento em que foram homenageados por curso: o Enfermeiro Saul de Melo Ibiapina Neres, a Fisioterapeuta Iara Tamires Ibiapina Sousa de Castro, o Farmacêutico Rafael de Castro Andrade Carvalho, a Nutricionista Nájella Kessia Matos Alberto e a Profissional de Educação Física Kiara de Oliveira Monteiro Alves, ficando todos bastante emocionados pelo reconhecimento significativo ao exercício ético e profissionalismo.

A cerimônia tem o objetivo de desejar as boas-vindas aos calouros dos referidos cursos, além de fazer emergir nos discentes o compromisso com a profissão escolhida.

Faculdade Chrisfapi

O caminho certo para o seu futuro!

Ascom Chrisfapi


19 / 03 / 2019 - as 11:46

As sessões da Câmara de Campo Maior serão transmitidas via rádio a partir de hoje,  terça-feira, 19 de março. A rádio Meio Norte FM será a responsável pela transmissão ao vivo para todo o município, na freqüência 95,9 às 16h.

A transmissão através do rádio é mais uma das ações de transparência do Legislativo e tem como objetivo ampliar a divulgação das sessões ordinárias para a população, principalmente aos moradores do interior que ainda não têm acesso à veiculação das sessões via internet.

Para o presidente da Câmara, vereador Fernando Miranda. essa é uma forma de o Poder Legislativo está mais próximo da população, para que ela fique sabendo do que vem sendo discutido: “Nós já transmitimos via Facebook e agora estamos inovando! É uma política de comunicação que estamos desenvolvendo para a sociedade se informar dos projetos que estão tramitando e da atuação dos parlamentares. Nós precisamos dar mais visibilidade no intuito de que a população possa acompanhar os debates”, disse.

Ascom da Câmara de Campo Maior (camaradecampomaior@gmail.com)  

 

 


19 / 03 / 2019 - as 11:16

Ocorreu na última sexta-feira, durante aula ministrada pela Profª. Ivonalda Almeida na disciplina Direito de Família do VII período do curso de Direito, ação relacionada ao modelo pedagógico Flipped Classroom, momento em que os alunos puderam desenvolver atividades visando à aprendizagem ativa.

Como forma de aprendizagem híbrida, a modalidade blended learning também foi utilizada, durante a aula, como forma de buscar combinar práticas pedagógicas de ensino, com o objetivo de melhorar ainda mais o desempenho dos alunos, sendo muito bem aceito e trabalhado pelos discentes.

Essa forma de ensino e aprendizagem ganhou forma ainda em 2007, nos E.U.A, com os professores Jonathan Bergman e Karl Fisch, contemplando a metodologia TBL, que permite o aprendizado significativo, no qual os alunos são avaliados individualmente e em grupo por meio da resolução de questões objetivas. Nessa experiência, foi trabalhado um texto sobre poliamor, assunto palpitante no Direito das Famílias. 

Faculdade Chrisfapi

O caminho certo para o seu futuro!

Fonte: Ascom Chrisfapi


18 / 03 / 2019 - as 08:34

Autoridades dizem que ataque 'pode ter tido motivações terroristas'

UTRECHT, Holanda — Várias pessoas ficaram feridas e outra morreu nesta segunda-feira quando pelo menos um homem abriu fogo em Utrecht , na Holanda , de acordo com a polícia. O ataque aconteceu por volta das 10h45 do horário local (06h45 de Brasília) numa estação de bonde dos arredores da cidade. Autoridades afirmaram que o ataque "pode ter tido motivações terroristas".

Não há mais informações por enquanto sobre vítimas. Um cordão de isolamento foi montado na Praça 24 de Outubro,  onde fica a estação. Serviços de emergência estão no local, incluindo membros da unidade antiterror.

— Vários tiros foram disparados em um bonde, e várias pessoas ficaram feridas. Helicópteros estão no local e nenhuma prisão foi realizada —  disse o porta-voz da polícia, Joost Lanshage.

A polícia pede que a população mantenha distância da área. Utrecht fica a 35 quilômetros de Amsterdã.

O premier da Holanda, Mark Rutte, informou que um gabinete de crise foi montado para lidar com o caso. Ele expressou "profunda preocupação" em relação ao ataque. Uma rádio local reporta que a segurança foi reforçada na sede do governo holandês em Haia.

Fonte: Portal O Globo Mundo


17 / 03 / 2019 - as 18:12

Os festejos de São José que tem o apoio direto do Prefeito  Antônio Neto recebeu a visita de centenas de pessoas. Na foto você pode ver o Empresário Milton, Prefeito Antonio Neto, Empresário Nildo Borges E os vereadores Bruno Carvalho e Alison.



PUBLICIDADE